segunda-feira, 25 de junho de 2012

O Verdadeiro Amor II

O texto abaixo encontrei por acaso (ou não) navegando pela net, estava a procura de imagens que não tinha nada a ver com o mesmo, mas o título chamou-me a minha atenção. Após ler o texto e apreciar as fotos, recordou-me outro texto que inseri logo abaixo do primeiro. Espero que apreciem!


Amor e Cumplicidade Contra o Mal de Alzheimer

O casal de idosos Marcos (89) e Mônica (87), ambos argentinos, foram registrados pelo neto, o fotógrafo Alejandro Kirchuk (24). As fotos foram premiadas na World Press Photo, categoria "Vida Cotidiana". A obra "La noche que me quieras", de maneira emocionante, retrata a cumplicidade e o amor entre o casal.

Por 5 anos, Mônica sofreu com o mal de Alzheimer e o marido se manteve paciente e amoroso ao seu lado, largando tudo para cuidar daquela que foi sua companheira por 65 anos.

Em 2007, a argentina Mônica teve diagnóstico de Alzheimer, o que fez com que o marido parasse de trabalhar para se dedicar a ela em tempo integral. O mal de Alzheimer é uma doença degenerativa que vem acometendo muitas pessoas. O doente passa por vários estágios e tende a ficar cada vez mais fraco e dependente até falecer por falência das funções do corpo, ou por outros motivos que são potencializados pelo enfraquecimento causado.

O idoso conta que alimentava sua esposa com muita paciência e que cada refeição durava cerca de uma hora. Marcos cuidou da esposa até que ela partisse. Segundo o fotógrafo e neto do casal, o que mais o impressionou foi a maneira amorosa como o avô tratava a companheira.

Marcos visita mensalmente o túmulo de Mônica e leva flores. E, conforme a legenda da última imagem postada no site do concurso, está vivendo os momentos mais difíceis da sua vida, não só por causa da solidão e de ter que viver sem sua esposa, mas também porque precisa encontrar uma nova vida.

- Por Catharina Apolinário -


O Verdadeiro Amor II

Um homem de idade já bem avançada veio à Clínica onde trabalho, para fazer um curativo na mão ferida. Estava apressado, dizendo-se atrasado para um compromisso, e enquanto o tratava perguntei-lhe sobre qual o motivo da pressa. Ele me disse que precisava ir a um asilo de anciãos para, como sempre, tomar o café da manhã com sua mulher que estava internada lá.

Disse-me que ela já estava há algum tempo nesse lugar porque tinha um Alzheimer bastante avançado. Enquanto acabava de fazer o curativo, perguntei-lhe se ela não se alarmaria pelo fato de ele estar chegando mais tarde.

- Não, ele disse. Ela já não sabe quem eu sou. Faz quase cinco anos que não me reconhece.

Estranhando, lhe perguntei:

- Mas se ela já não sabe quem o senhor é, porque essa necessidade de estar com ela todas as manhãs?

Ele sorriu e dando-me uma palmadinha na mão, disse :

- É . Ela não sabe quem eu sou, mas eu contudo sei muito bem quem é ela.
Meus olhos lacrimejaram enquanto ele saía e eu pensei:

Essa é a classe de amor que eu quero para a minha vida.

O verdadeiro amor não se reduz ao físico nem ao romântico.

O verdadeiro amor é a aceitação de tudo o que o outro é, do que foi, do que será e... do que já não é..."


A cerimônia de casamento é uma data inesquecível. Alguns casais levam o juramento feito até os últimos dias de suas vidas... 
Os primeiros anos de casados são uma descoberta diária. E, com o passar dos anos o que prevalece é o amor e o respeito entre o casal. By Si Arian

2 comentários:

  1. Lindo e emocionante.Ótima semana,beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Na vida a dois ninguem passa confiança... o que realmente acontece é ambos acreditarem naturalmente um no outro...bjs e lindo post

    ResponderExcluir

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós”
(Antoine de Saint-Exupery).

"Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las."
(Voltaire)

"Agradecer o bem que recebemos é retribuir um pouco do bem que nos foi feito".
(Augusto Branco)...

Agradeço a visita!!
Seu comentário é muito bem vindo!
Beijos da Si Arian!

 

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.