sexta-feira, 4 de maio de 2012

Prisões

Quatro paredes se erguem diante de meus olhos. Quatro paredes se erguem rápida e "protetoramente" ao meu redor.
Quatro paredes que me isolam do mundo. Não vejo nada além de mim. Nada além de meus próprios pensamentos e sentimentos. Assim posso sentir até o meu pulsar, ler meus próprios pensamentos, conhecer meus próprios sentimentos.
As paredes que construo com a minha mente e meu desejo são paredes muito parecidas com aquelas que isolam do mundo as criaturas que não se encaixam na realidade dos outros. Paredes que cercam aqueles que aos olhos do mundo, devem se "olhar", se "sentir" e se "conhecer". Prisões materiais e prisões mentais.
Eu consigo até tirar algum proveito dessa "minha prisão". Mas será que os outros que se vêem impostos a uma prisão indesejada conseguem fazer isso?
Não! Com certeza, não!
E quando aprisionamos àqueles que convivem conosco através dos nossos olhos castradores e críticos, da nossa língua ferina e dos nossos atos prepotentes? Isso também é uma prisão que impomos a eles.
A prisão que descrevi antes é a prisão causada pelo nosso medo, nossa insegurança.
É confortável construir essas paredes e nos isolarmos do "mundo" que nos desafia. Às vezes ela até nos ajuda no auto-conhecimento, mas como nos conhecermos melhor se nada nos incomoda? Se nada nos desafia? Se não sabemos do que somos capazes porque nunca nos arriscamos?
E agora questiono, que serventia tem as "prisões" terrenas para os "excluídos" e "desajustados" ?
É! Tudo isso para concluir que nenhuma espécie de prisão é boa; nem material, nem espiritual. Só a liberdade pode nos conduzir para algo melhor. Se conseguirmos ter a coragem de sermos livres, verdadeiramente livres, então seremos felizes e completos.

Fonte: Rede Amigo Espírita

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós”
(Antoine de Saint-Exupery).

"Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las."
(Voltaire)

"Agradecer o bem que recebemos é retribuir um pouco do bem que nos foi feito".
(Augusto Branco)...

Agradeço a visita!!
Seu comentário é muito bem vindo!
Beijos da Si Arian!

 

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.