segunda-feira, 23 de julho de 2012

Tudo Sobre o signo de Leão

Leão - 23 de Julho a 22 de Agosto

"A ti Leão, atribuo a tarefa de exibir ao mundo Minha Criação em todo o seu esplendor.

Mas deves ter cuidado com o orgulho, e sempre lembrar que é Minha Criação, e não tua. Se o esqueceres, serás desprezado pelos homens. Há muita alegria em teu trabalho; basta fazê-lo bem.

Para isso Eu te concedo o Dom da Honra
."

E Leão voltou ao seu lugar.

Principal Característica: alegria.
Qualidades: dignidade, generosidade, extroversão.
Defeitos: egocentrismo, autoritarismo, teimosia.

Elemento: fogo
Qualidade: fixo
Polaridade: masculino
Planeta regente: Sol
Exílio: Urano
Exaltação: Netuno
Queda: Mercúrio

Signo de liderança, de força criativa, entusiasmo e afetividade expansiva. É o fogo em sua "majestade" e exuberância. Símbolo de segurança frente ao meio exterior. O leonino busca o reconhecimento, e devido a isso pode se expressar de forma firme, dramática ou arrogante e autoritária. É regido pelo astro-rei Sol, o que confere brilho e criatividade. Características: emoção, força criadora, poder, comando, generosidade, espontaneidade, intuição, liderança, orgulho, vaidade, dramaticidade, exibicionismo, ego inflado. Leão tem a tendência a ser o centro das atenções, e esta particularidade pode expressar-se de forma positiva ou negativa.

Leia sobre os outros signos no site Tudo sobre os Signos



Mitos do signo de Leão

Símbolo do poder vital e da soberania solar, Leão está ligado ao calor, à luz. Este animal aparece no Bhagavad-Gita, sob os traços de Krishna "leão entre os animais"; enquanto Buda é "leão dos Cakya" e Cristo é o "leão de Judá". Aos olhos dos hindus, o leão é uma manifestação do verbo criador. Guardião do misterioso castelo no ciclo arturiano e na conquista do Graal.

O mito do Leão de Neméia ilustra bem a dinâmica leonina. Hércules, no primeiro de seus doze trabalhos, enfrentou o leão, em frente a sua caverna, atirando-lhe flechas. Mas o animal era invulnerável a este tipo de ataque, devido à influência de Hera, que o dotara de poderes contra flechas, tacapes e lanças. A única forma de Hércules enfrentar o leão era entrando na caverna, munido apenas de um archote para iluminar o caminho. Ao enfrentar corpo a corpo o animal, sufocou-o pela garganta e retirou-lhe a pele, fazendo com ela uma vestimenta protetora, que utilizou posteriormente como escudo.

A batalha de homens contra animais é simbolicamente uma representação da luta do ego contra os instintos e impulsos que provém do inconsciente: dessa batalha se definirá a conquista da identidade pessoal.

Como reconhecer uma pessoa de Leão

É muito fácil reconhecer um leão em público: basta localizar o pavão do pedaço, que você chegou nele. Ele estará abrindo e fechando seu leque emplumado, com um ar teatral e levemente superior, hipnotizando a platéia e esperando condescendente por aplausos. Seus gestos são largos e suntuosos, sua fala tem pausas dramáticas e ele pronuncia várias vezes "eu", "me", "mim", "comigo" - um leão nunca deixa de anunciar que a idéia genial foi dele, e graças ao talento ímpar dele o projeto grandioso (dele) finalmente saiu. O mais insólito é que ninguém vai achá-lo pomposo ou antipático: ao contrário, todos continuarão magnetizados por tanta realeza natural. Pois o egocentrismo leonino não tem nada de mesquinho. O leão é até pródigo demais: um rei que paga banquetes, empresta o carro e dinheiro de olhos fechados e arranja colocação para todos seus conhecidos, só esperando dos agraciados o devido reconhecimento e devoção eterna.

No coração do leão cabe todo mundo - o que lhe causa, às vezes, aborrecimentos inesperados. Sua majestade, com toda aquela pose, é um tremendo ingênuo, e vive na ilusão de que tal o mundo é uma extensão das virtudes leoninas, e seus contemporâneos são réplicas motorizadas dos cavaleiros da Távola Redonda. É aí que o leão quebra a cara. Mas nem assim abaixa a juba - ele é orgulhoso demais para ficar remoendo as mesquinharias do dia-a-dia, que encara como meros acidentes de percurso. Sua falta de objetividade é diretamente proporcional ao otimismo narcisista: todo leão está convencido de que o sol se levanta para ele, não por motivos astronômicos.

Portanto, ame-o ou deixe-o. E se você se decidir pela primeira hipótese, ganhará uma fera em lealdade para o resto da vida. Porque, ao contrário do astro que rege este signo, o Sol, o leonino não brilha sozinho. Depende de alguém para conseguir irradiar luz - e isso ele reconhece. Sem um refletor que amplie e aperfeiçoe sua auto-imagem, ele não passará de um empoeirado e gasto leão de tapete.

Perfil Detalhado do Signo de Leão

O quinto signo do zodíaco tem como função básica a fixação da germinação que ocorreu no escuro silencioso e protegido de Câncer, o signo anterior. Leão significa o momento em que os primeiros frutos dão rebentos, uma vez que a semente foi bem plantada. O produto é bom e forte se a semente recebeu o ambiente propício para se fortalecer. Signo fixo, Leão simboliza a força da criação, os primeiros resultados que irrompem, a despeito de todas as dificuldades. Daí a analogia do signo com o desafio e com a auto-afirmação.

Desafiar o ambiente externo, que pode ser hostil e inóspito é algo que precisa ser feito com coragem, focalizando apenas o desejo de ser, a despeito de todo o movimento em contrário que possa existir. O Leão é conhecido pela força – até mesmo autoritária e tirânica – com que impõe sua vontade, curvado que é à paixão de realizar seu próprio destino: florescer, frutificar, criar, com toda a nobreza e honra que algo criado possui.

Dizem que o Leão é o rei dos animais e ele bem que simboliza essa qualidade leonina da honra, mas também do amor à prole, pois é signo gregário, que protege a cria – afinal, ele sabe a importância da luta pela vida. Para poder lutar pela sobrevivência e se impôr enquanto ser existente, o leão precisa ser centrado em si mesmo, alguém que precisa ser admirado – pela simples razão de existir da melhor maneira.

O Leão é também o educador, aquele que dá o exemplo de si como lição de vida a outros. Apesar de gostar de ser admirado e apreciado, sabe ser magnânimo e dar seu amor. Um temperamento ardente e apaixonado, que precisa ser aceito e para isso explora com maestria suas capacidades, assim é o Leão, que pode até almejar o poder para conseguir ter mais destaque na comunidade. Contudo, irá fazer o melhor para o bem comum.

Na saúde, Leão rege o coração – onde se encontra um centro de energia (chakra=círculo) responsável pelo amor altruísta - os olhos, que têm o conhecimento direto da intuição que move o signo, que é uma característica do Fogo, e o sistema sanguíneo, responsável por levar a vida a todos os órgãos. Afecções nessas áreas sempre identificam dificuldades em dar ou receber amor, por motivos os mais variados, causados por um sentimento de impotência, ou até mesmo problemas na visão, que indicam a incapacidade de ver, ou seja, de seguir a própria intuição. O desânimo diante da rejeição é algo que o leão recebe mal, tornando um dos maiores problemas de saúde para ele, que se torna deprimido e melancólico.

Na profissão, Leão se adapta muito bem às atividades de liderança, risco e desafio, em que possa explorar seus atributos e continuamente se superar. A educação também lhe cai bem, pois é um mestre nato, que só ensina o que pratica e só compreende a educação como uma forma de desenvolver as habilidades de cada pessoa ao máximo. Por ser um signo fixo, movido a intuição, Leão não costuma abandonar a batalha pelo meio, teimando até o fim na sua realização.

No amor, Leão se destaca muito com seu romantismo, dramaticidade e sensualidade. Signo do amor cortês, da conquista e das provas de amor, mais parece um cavaleiro andante quando está amando. Faz de tudo para ser o centro das atenções, mas também trata como uma pessoa especial o ser amado. Galante e possessivo, o que mais o atordoa é a rejeição, o descaso e a frieza.

Seu elemento é o Fogo, sua pedra é o olho-de-tigre, a pirita, o crisólito, seu metal é o ouro, sua cor é o dourado, o amarelo e todos os tons do fogo quando forte. Astro regente: Sol.

Análise do Leonino

Sexo, para você, pode ser comparado à quebra da rotina, com um quê de renovação; é a expansão e representa prazer e apreciação, porém sexo também pode significar limitação. Certamente, o sexo pode ser gratificante, mas poderá haver sacrifício em outros níveis, como por exemplo mental, social ou profissional. A Quinta Casa representa o sexo. Sua Quinta Casa Solar é Sagitário, cujo regente é Júpiter. Isso combina com seu regente, o Sol, para produzir grandes expectativas. Você quer estar em evidência, ser o centro das atenções. Mas, pode se afligir com medo de que não será capaz de corresponder às expectativas. Você é impulsivo e impetuoso. O respeito pelo potencial de seu parceiro tem um papel muito importante. Se essa forma de respeito pelo potencial não está presente, você tende a tornar-se dominador. A solução é buscar alguém a quem respeitar, intelectualmente e também de outras formas. Você atrai inúmeros casos amorosos. Tanto homens como mulheres de Leão têm grandes expectativas a respeito do amor. Homens e mulheres de Leão tendem, às vezes, a sufocar seus amados. O desafio é bom e também construtivo. Mas ele também é tenso. Sagitário é o signo que lhe tem efeito mais direto quando se diz respeito à atração física. Você não gosta de ficar sozinho. Porém, sua natureza impulsiva que, às vezes, pode se tornar furiosa, poderá levá-lo a ficar solitário. Como Leonino, homem ou mulher, você quer ser admirado, olhado e apreciado, especialmente quando se diz respeito ao sexo. Deseja tanto atrair o parceiro ideal que pode não reparar em alguém que lhe seria harmonioso. Se você quer ganhar prazer, deve estar disposto a se envolver inteiramente com o aqui e agora, não com o que está distante ou algo que já se foi. Você pode se tornar um amante preguiçoso; quando deseja que seu parceiro seja romântico, está apenas querendo ser agradado. Seu desejo pela aprovação é enorme. Evite ser arrogante e conseguirá a aprovação que tanto procura. Sexo pode ser uma experiência satisfatória. Pode levar à felicidade e transformar a solidão em uma palavra desconhecida. Não se preocupe tanto com as aparências, não seja orgulhoso e não se preocupe em ser o "vencedor". Agindo assim, você libertará as emoções, que lhe garantem companhia, admiração, sexo e amor.

A Mãe do signo de Leão

Se você tem uma leonina por mãe, aprendeu a louvar a rainha que existe em toda mulher. Ela não é fácil, mas é uma mãe e tanto. Afinal, quem é que te ensinou a lidar com os poderosos, a ganhar a atenção do público, a expressar sentimentos e crenças com convicção e a dar provas de amor eloqüentes e apaixonadas?

Ela também ensinou que você deve manter a palavra dada e ter um caráter firme. Tudo isso é mais do que suficiente para relevar as crises autoritárias da mãe leonina e a mania que ela tem de sempre achar que sabe o que é melhor para você. Melhor deixar isso de lado e se lembrar do sorriso de triunfo que ela deu quando você ganhou aquela medalha na escola ou foi bem em uma prova.

O Pai do signo de Leão

O pai leonino tem um lado de chefe mandão, mas chora se for relegado a segundo plano. Ele vai até o inferno por quem ama, pois quer dar um exemplo de valor e honra aos seus filhos. E espera ser reconhecido por isso.

Na pior das hipóteses, você está lidando com um tipo intuitivo, intenso, um pouco autoritário e controlador. Uma de suas frases preferidas é "Eu sei o que é melhor para você". E foram tantas as vezes que o tempo comprovou que ele estava certo que é melhor dar um voto de confiança para esse Leão caseiro.

Ele é uma pessoa que se fez sozinha, e não admite menos do que o respeito por isso. Os leoninos são também um tanto vaidosos. Vale a pena lembrar disso na hora de presenteá-lo.

A Criança do signo de Leão

O leonino é uma criança fogosa e exuberante, que chama a atenção e polariza as atenções. Isso pode provocar nas mães um certo ciúme, mas é bom se acostumarem. Essa criança surpreende pela sua personalidade, onde se destacam virtudes nesperadas como a benevolência, a justiça, a generosidade, a sabedoria e a criatividade.

Por outro lado, graças a essa personalidade pode se tornar um tanto convencida, vaidosa e arrogante, com ares de superioridade, espezinhando as outras crianças ao seu redor. Essas são, inclusive, as características negativas que precisam ser corrigidas desde cedo, para não estragar uma personalidade forte e vigorosa. O autoritarismo, a arrogância, a presunção e a condescendência pode tornar essa criança muito desagradável.

O Futuro
Essa criança nasceu para comandar e, graças ao carisma, ao espírito organizado e à capacidade de trabalho, sai-se muito bem como autônomo. O trabalho para ela terá que ser desafiador e dar prestígio. Detestará servir pessoas inferiores em potencial.

A Saúde
O coração e a coluna vertebral são os problemas mais acentuados dessa criança, embora a saúde física seja um dos aspectos mais positivos desse signo, que dificilmente adoece. Os pais devem estimular a prática de esportes, principalmente a natação e desde cedo controlar a alimentação e evitar a obesidade.

Como será sua Chegada em Casa?

O filhote de cachorro é o leão típico é brincalhão, feliz e jovial quando ele fizer as coisas ao modo dele. Você se lembra quando foi pequeno e havia um amigo que quando você não tinha dinheiro, e era ele que lhe emprestava para você comprar o sorvete que tanto gostava? Este era um Leonino. Embora se mostre muito seguro de si mesmo, não deveriam ser desprezados. Isto criará feridas grandes no ego frágil dele. Trate de não chamar a atenção dele em público porque eles podem atacar para defender a honra e a vaidade deles. É bom encorajar as qualidades de líder, porém devemos ensinar o respeito e que cada um tem sua própria vida, porque este é o caminho justo. Eles têm um grande senso de justiça. Ele não é agressivo. É só um impulso de ser o líder o que move isto. Existe uma qualidade de majestade que os leoninos têm. Eles tem um sentido de dignidade inato. São pessoas temidas e muito ativas. Eles têm a tendência para desabar na preguiça e ficar sentado na frente da televisão. Quando isto acontecer, deixe-o só de forma que entenda que ninguém é empregado deles. Se quiser algo, ele pode adquirir por si mesmo. Existem dois tipos de leoninos. Alguns são extrovertidos, calados, generosos e alegres, outros quietos e quase tímidos superficialmente. Estes últimos devem ter sofrido algum problema que os marcou profundamente. Eles precisam que o ego seja mimado e massageado. Claro, mas sem exageros, porque você gerará um tirano. Eles aprendem rapidamente, quando querem, mas eles têm tendência à preguiça. Deveriam desenvolver hábitos de estudo e o modo de fazer isto é apelando para o seu ego, impelindo-o para ser o melhor. Também é necessário desenvolver hábitos de economia, pois sua tendência é para gastar mais que o resto dos amigos. Não é nenhuma tarefa fácil criar um filho ou filha de Leão. Eles precisam de afeto e contínua disciplina. Amor e afeto são duas chaves mágicas para abrir aquele coração maravilhoso. Lembre-se que eles buscam ser muito ferozes, mas no fundo eles escondem os medos como o resto dos humanos. O abrace todas as noites fortemente, o ame com todo seu coração e você achará sempre nele ou nela a seu filhote de cachorro.

O Animal de Estimação Leonino

Leais, sociáveis, enérgicos, brincalhões e extremamente afectuosos. É este o perfil dos animais Leão. São óptimas companhias para crianças e estão sempre prontos a fazer gracinhas. Actores por natureza, são ainda ideais para ensinar truques.
Os animais de estimação deste signo necessitam também de bastante atenção e, por isso, talvez tenha que os pôr na linha. Senão monopolizam tudo e todos. Contudo, nunca cometa o erro de ignorar o seu pequeno Leão. Como Rei dos Animais tem todo o direito a ser notado, prezado ou, mesmo, adorado.

O beijo do Leonino

Atenção, atenção: por favor, luzes aqui, que Leão vai beijar!!! O grande amante (e exibicionista) do zodíaco não sabe do que é que gosta mais: beijos cinematográficos, ou o efeito de seus beijos cinematográficos. Mas, enquanto ele não decide, entre na dele, e por favor não ria. Encare com coragem se ele ou ela resolver lhe dar um daqueles beijos de dobrar a espinha, em pleno calçadão do centro da cidade. E, claro, não venha com esta de beijinhos escondidos, ele quer mais é que todo mundo veja e comente, e obviamente bata palmas calorosas depois! Mas, falando do beijo em si, e não do teatro em torno dele, um beijo leonino será sempre afetuoso, cheio de calor e intensidade, que afinal os de Leão não toleram não ser inesquecíveis. Sobreviva a este beijo, se puder.

Rituais para o Ano novo do Leonino

Escreva suas lembranças ruins em um papel e jogue-o em água corrente, pedindo que as dores sejam lavadas da memória. Faça uma lista de desejos, embrulhe nesse papel um rubi ou outra pedra vermelha e guarde numa caixa dourada. Feche os olhos e mentalize a pedra, cheia de luz vermelha e dourada, dentro do seu coração. Derrame no corpo, durante o banho, um chá de folhas de cipreste ou cedro com três gotas de óleo de sândalo. Peça ação, mas com consciência. Vista-se de dourado e azul-turquesa. À meia-noite, coma sete amoras e brinde com vinho tinto.

  
A Mulher de Leão

A mulher de leão
Brilha na escuridão.
A mulher de leão, mesmo sem fome
Pega, mata e come.
A mulher de leão não tem perdão.
As mulheres de leão
Leoas são.
Poeta, operário, capitão
Cuidado com a mulher de leão!
São ciumentas e antagônicas
Solares e dominicais
Ígneas, áureas e sardônicas
E muito, muito liberais.
 
- Vinícius de Moraes  -

Fontes dos textos:

Terra Esotérico
Horoscopo Signo
Portal TopGyn

2 comentários:

  1. Cara Si
    Um post interessante nos sinais zodiacais. Eles contam muitas verdades e às vezes bem acertaram, a coisa importante é aumentar que aumenta a pessoa, ela faz melhor isto e leva para um a caminho de verdadeira felicidade.
    semana boa,
    um abraço forte

    ResponderExcluir
  2. Boa Tarde
    Arian
    Muito bom este teu poste. Amei saber um pouco sobre o signo de leão.Passando para te desejar um feliz começo de semana bem iluminado como o sol do leão. Bjs
    Ana Brisa

    ResponderExcluir

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós”
(Antoine de Saint-Exupery).

"Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las."
(Voltaire)

"Agradecer o bem que recebemos é retribuir um pouco do bem que nos foi feito".
(Augusto Branco)...

Agradeço a visita!!
Seu comentário é muito bem vindo!
Beijos da Si Arian!

 

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.