quarta-feira, 4 de julho de 2012

Buril de Luz


Em teus dias de dor,
Recorda, alma querida,
Que a dor é para a vida
Aquilo que o buril severo e contundente,
Entre as mãos do escultor,
É para o mármore sem forma...

Golpe aqui, golpe ali, outro mais e mais outro,
Um corte de outro corte se aproxima,
E o bloco se transforma
Em celeste beleza de obra-prima.

Que seria da pedra abandonada, ao chão,
Triste, bruta, singela,
Se a vida não traçasse para ela
Planos de construção?

Que destino o da argila esquecida e vulgar,
Sem a temperatura desumana,
Que deve suportar
Para ser porcelana?

Enxergaste, algum dia,
Fora das leis da natureza,
O trigo que não fosse triturado
Para ser pão à mesa?

Se alguém te fere e humilha, ama, entende, perdoa
E agradece ao trabalho, a angústia e a prova,
Em que a vida imortal se nos renova,
No anseio de ascensão que nos guia e abençoa...

Alma querida, escuta!...
Para seguir à frente,
Em plena elevação
Sempre mais alta e linda,

Quem não chora, não serve e nem padece ou luta,
Parece tão-somente
Um ser espiritual em formação
Que não nasceu ainda...


- Maria Dolores -
Livro Mãos Marcadas - Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Maria de Carvalho Leite, a conhecida Maria Dolores no Espiritismo, renasceu em Bonfim da Feira (Bahia) em 10 de setembro de 1901 e desencarnou, vitimada por pneumonia, em 27 de julho de 1958; teve três irmãos e duas irmãs; seus pais terrestres foram Hermenegildo Leite e Balmina de Carvalho Leite.

Maria Dolores, também chamada de Madô e de Mariinha, diplomou-se professora em 1916 e lecionou no Educandário dos Perdões e no Ginásio Carneiro Ribeiro, ambos em Salvador - Bahia; durante sua vida dedicou-se à Arte Poética e foi redatora-chefe, durante 13 anos, da página feminina do Jornal O Imparcial, além de colaborar no Diário de Notícias e O Imparcial: sua produção poética foi reunida no livro Ciranda da Vida cujos recursos financeiros foram destinados à instituição Lar das Meninas sem Lar.

Casada com o médico Odilon Machado, após anos de sofrimento conjugal, desquitou-se sem ter filhos do próprio ventre; talvez por isso dedicou-se ao Lar das Meninas sem Lar, amparando crianças de outras mães, chegando, inclusive, a abrigar crianças em sua própria casa.

Posteriormente ao desquite e residindo em Itabuna – Bahia, conheceu o italiano Carlos Carmine Larocca, radicado no Brasil, e com ele constituiu novo lar.

Ainda em Itabuna, adotou por filha, em 1936, Nilza Yara Larocca; em 1947 mudou-se para Salvador com o novo companheiro e ajudando-o na administração do Café Baiano e da tipografia A Época, ambos de sua propriedade, depois em Salvador adotou mais duas filhas: Maria Regina e Maria Rita (1954). Em 1956, vieram Leny e Eliene e, um mês antes da sua desencarnação, Lisbeth.

"Lia muito e escrevia. Os amigos eram tantos e admiravam-na! Entre eles, podemos citar: José Nunes, Candinha, Maria Alice, Antonieta, José Bastos, Maria Alice Queirós, Faustino, Maria Carolina Sales...

"Carlos Larocca estava na Itália, quando Dolores adoecera. A pneumonia manifestara-se de forma violenta. Antonieta Bastos fora visitá-la com José e Faustino e, vendo o seu estado dispnéico e de real abatimento, providenciaram o seu internamento no Hospital Português. Inúteis foram os esforços médicos. Poucos dias depois, quatro ou cinco dias, era 27 de Agosto de 1959 ela partia de volta à Pátria Espiritual. Eram 1:40 horas. E, como disse Mara em sua crônica, "Partiu-se o Guizo de Cristal". Nilza foi avisar, imediatamente, a Antonieta e Maria Alice. Levaram o corpo para a "Casa de Tia Sara" - sede da LBV - e de lá partiu, com grande acompanhamento, para o Campo Santo.

"Numa carta escrita à Maria Alice, Francisco Cândido Xavier narra o seguinte: Maria Dolores lhe aparecera no dia 29 de março de 1964, bela e remoçada. As lágrimas vieram-me aos olhos, de vê-la tão claramente junto a mim. Que emoção!

"Dolores era alva, de cabelos e olhos pretos, alegre e brincalhona, de estatura mediana e robusta de físico. Desencarnara aos 59 anos, mas a sua lira continuou vibrando em benefício do amor, da caridade e do perdão - o seu hino ao Senhor, não diferente dos hinos que tocava e cantava, cheia da alegria de servir".

Perguntando a Chico qual o primeiro poema que Maria Dolores escreveu por seu intermédio, ele nos disse ser o belíssimo "Anseio de Amor", inserido nas páginas de "Antologia da Espiritualidade", que aqui transcrevo.

Fonte Livro: Chico Xavier Mediunidade e Ação - 154 a 156

Um poema de amor

Há 100 anos renascia a poetiza, que mesmo da Espiritualidade faz vibrar o coração de tantos quantos já vislumbraram no amor a maior de todas as inspirações.

Maria Dolores, a poetiza que ressurgiu pelas mãos abnegadas de Francisco Cândido Xavier, quando encarnada quase sempre engavetava os seus poemas. Em seu livro “Ciranda da Vida” ela diz o porquê: “O pavor à crítica, cujos apupos são uma das formas mais comuns em que se extravasa a vaidade humana, tem-me feito recuar ante a possibilidade de publicar os meus versos simplórios e passadistas. E, por isso, foi-se a mocidade, chegou a velhice, e eles continuam a entulhar o fundo de velha gaveta. Nunca tive jeito para o versejar moderno, atualizado até por alguns poetas da velha guarda. Nem mesmo cheguei a tentá-lo. Agora, porém, com a reforma espiritual que traçou um novo caminho para este meu fim de vida, sinto-me disposta e capaz de enfrentar a crítica, porque este livro se destina, com sua venda, a oferecer pequena ajuda a algumas instituições de caridade. Despretensiosa a minha atitude. Mas sincera. Bem intencionada.

Não tardou, porém, e a poetiza reaparece com seu ineludível estilo depois de uma existência inteira consagrada ao próximo, compondo, sobretudo aos leitores espíritas os mais belos poemas de encorajamento e reconhecimento da excelsitude de Jesus:

"Assim no mundo, coração amigo,
Faze o bem onde for, seja a quem for;
Em toda parte, Deus conta contigo
Na tarefa do amor"

“Se confias em Deus, alma querida,
Vem com Jesus, do lar, que te resguarda e eleva,
Ao vale da aflição onde vagam na sombra
Os romeiros da angústia e as vítimas da treva!...”


Bibliografia: Anuário Espírita 2000-09-06
Revista da Feesp / Dez./ 87
Setembro de 2000

Maria Dolores foi membro da Legião da Boa Vontade a quem prestou serviços de beneficência, partilhando seus dons de pianista, pintora, costureira e dedicada à arte culinária.
Maria Dolores também foi colaboradora ativa da obra de Divaldo Pereira Franco: em 15 de agosto de 1952 foi fundada a Mansão do Caminho, sendo que algumas das primeiras louças e talheres foram por ela doadas, além de trabalhar voluntariamente na Mansão, incluindo-se a confecção de cartões de Natal, pintados por suas mãos para serem vendidos em benefício daquela Casa.
A partir do ano de 1971 e na condição de espírito livre tornou-se ativa escritora através da mediunidade de Francisco Cândido Xavier: contos em versos, poemas e trovas.

A relação de suas obras individuais recebidas por Chico Xavier e publicadas por várias editoras espíritas do país é a seguinte:

  • Antologia da Espiritualidade, publicada pela Federação Espírita Brasileira em 1971;
  • Maria Dolores, publicada pelo Instituto Divulgação Editora André Luiz (IDEAL) em 1977;
  • Coração e Vida, publicada pelo IDEAL em 1978;
  • A Vida Conta, publicada pela Cultura Espírita União (CEU) em 1980;
  • Caminhos do Amor, publicada pela CEU em 1983;
  • Alma e Vida, publicada pela CEU em 1984;
  • Dádivas de Amor, publicada pelo IDEAL em 1990.

Em várias obras mistas, em prosa e verso, de Chico Xavier existem dezenas de produções poéticas de Maria Dolores, sobretudo com temáticas para o Natal e dia das Mães: escreveu o livro mediúnico Somente Amor em parceria com o espírito MEIMEI e publicado pelo IDEAL no ano de 1978.

Em vários livros psicografados por Chico Xavier tem-se o acerco de 18 trovas escritas por Maria Dolores:
  • 2 em Chão de Flores, publicado pelo IDEAL em 1975;
  • 1 em Notícias do Além publicado pelo Instituto de Difusão Espírita (IDE) em 1980;
  • 1 em Praça da Amizade, publicado pela Cultura Espírita União (CEU), em 1982;
  • 1 em Recados da Vida, publicado pelo GEEM em 1983;
  • 3 em Os Dois Maiores Amores, publicado pela CEU em 1983;
  • 1 em Sementes de Luz, publicado pelo IDEAL em 1987;
  • 2 em Roseiral de Luz, publicado pela União Espírita Mineira em 1988;
  • 2 em Pétalas da Primavera, publicado pela União Espírita Mineira em 1990;
  • 1 em Fulgor no Entardecer, publicado pela União Espírita Mineira em 1991;
  • 1 em Uma Vida de Amor e Caridade publicado pela Editora Fonte Viva em 1992;
  • 3 em Preito de Amor, publicado pelo Grupo Espírita Emmanuel S/C Editora (GEEM) em 1993.

De 1971 a 2002 foram trinta e um anos em que Maria Dolores esteve associada ao mandato mediúnico de Chico Xavier: suas obras mediúnicas e individuais ultrapassam o número expressivo de 180 mil exemplares vendidos.
Prefaciando suas obras mediúnicas individuais, o espírito Emmanuel assim qualifica Maria Dolores:

"denodada obreira do Bem Eterno", "intérprete de Jesus", "alma abnegada de irmã", "irmã querida", "poetisa da vida", "Mensageira da Espiritualidade", "devotada Seareira do Bem", "irmã e companheira nas tarefas da Vida Maior", "nossa irmã e benfeitora", "Poetisa da Espiritualidade Superior".

As criações poéticas de Maria Dolores, sob as formas de poemas e trovas, não fazem apologia da arte pela arte; pelo contrário, sua finalidade político-pedagógica é traduzir observações e vivências na "exaltação do Bem sob o patrocínio de Jesus" e contribuir para a sublimação dos sentimentos humanos.

6 comentários:

  1. A dor é ensinamento,,,ela nos molda,,,nos faz aprender os difíceis caminhos da vida....beijos de bom dia pra ti amiga.

    ResponderExcluir
  2. Um belo dia pra ti minha amiga....beijos.

    ResponderExcluir
  3. Querida vim te agradecer o carinho deixado em minha página, já conhecia aquele belo poema, mas lê-lo novamente fez-me um bem enorme, adorei esta tua postagem, nossa muito bom saber um pouco mais desta irmã tão querida, beijos Luconi

    ResponderExcluir
  4. Querida amiga
    A dor nos fortalece para enfrentarmos a vida.Tenha uma Ótima Semana
    "Aquele que se alegra com uma simples flor
    merece a felicidade de um vasto
    e colorido jardim!"
    Ana Brisa

    ResponderExcluir
  5. Carta Si Ariam
    Um poste muito bonito com muito sentimento.
    um abraço para você.
    Pace e bem!

    ResponderExcluir
  6. Una bella lectura, que me ha transmitido todo el sentimiento que derramas. Ha sido un placer leerte.

    Un saludo.

    ResponderExcluir

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós”
(Antoine de Saint-Exupery).

"Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las."
(Voltaire)

"Agradecer o bem que recebemos é retribuir um pouco do bem que nos foi feito".
(Augusto Branco)...

Agradeço a visita!!
Seu comentário é muito bem vindo!
Beijos da Si Arian!

 

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.