terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Convivência


O exercício mais difícil que existe hoje é conviver com aquelas pessoas que convivem no nosso cotidiano, seja no lar ou fora dele.
A convivência fora do lar é a mais fácil, pois quando termina o tempo disponível com aquelas pessoas do convívio cotidiano, nós nos recolhemos ao nosso lar e, é nele que encontramos os companheiros de jornada que escolhemos para compartilharmos a mesma casa, o mesmo quarto e a mesma cama.
Eu digo, a Arte do Convivio é mais do que Amor. Pois a tarefa mais difícil é compreender e ser compreendido pelo companheiro (a) escolhido (a) por nós.
O ser humano tem a sede de ser reconhecido e amado pelo outro.
É na convivência a dois que reside o nosso maior desafio, pois é aí que aprendemos a amar de verdade, colocando a prova de fogo o verbo amar.
Na convivência do amor a gentileza é o nosso maior dom, pois esse trunfo deve ser praticado diariamente. A rudeza deve ser deixada de lado, pois nas respostas rude, é que geramos a guerra.
A gentileza tem a capacidade de promover a paz, que desvenda a charada da convivência.
Devemos nos lembrar que nas piores tragédias é que encontramos a verdadeira convivência do amor de dois seres. Nesses momentos a gentileza deverá se fazer presente, pelo menos de uma parte se não for de ambos.
Uma palavra ou frase expelida sem pensar, num momento de fúria ou angústia, não deverá ser revidada naquele momento crucial, mas sim quando os ânimos estiverem mais calmos. Nesse momento devemos ser gentis, não é fácil, mas na convivência tudo se supera, tudo se compreende.
Quando julgamos e tomamos ações precipitadas, que sempre causam desastres horrorosos, deixamos de praticar a arte da paciência.
Normalmente quando analisamos a situação calmamente, e deixemos a decisão para o dia seguinte, alcançamos soluções pacíficas. Isso significa controle do nosso equilibrio interno.
Tentar se colocar no lugar do outro, faz com que compreendemos a situação do outro.
Quando esvaziemos nossos ouvidos para absorver o que o outro está dizendo, nesse momento aprendemos a escutar o companheiro.
Quando pedimos desculpas, principalmente quando essa opção for a mais difícil, lembre-se que um dia poderemos ser nós a praticar o dom do perdão.
Sempre que procuramos somente qualidades no outro, percebemos que esse hábito tão simples poderá promover verdadeiros milagres na nossa convivência.
Devemos sempre demonstrar interesse pelo outro... pelo seus sentimentos... pela sua vida!
Quando fizermos justiça, devemos nos esforcar para não ganharmos, pois devemos fazer com que a situação e a pessoa ao nosso lado fique bem. Não devemos tratar as eventuais desavenças como se fossem jogos ou guerras. Lembre-se: não estamos num campo de batalha!
Respeitando as pessoas quando pensam e agem de modo diferente do nosso, estamos respeitando a nós mesmos, pois vamos também querer que respeitem nossas opiniões. As diferenças são verdadeiras jóis raras para todos os seres.
Aceitar as diferenças do outro e saber administrar os conflitos é o melhor que Deus nos concedeu.

By Si Arian

6 comentários:

  1. Sabe Si, esse teu texto é muito reflexivo, e eu que ja passei ou passo (nem sei mais) por situaçoes mt parecidas entendo perfeitamente. E sabe o que é pior, é qdo temos alguns conflitos com pessoas alheias e qdo chegamos em ksa, nao conseguimos deixar os problemas lá na porta, esperando, do lado de fora e podermos adentrar com o coração limpo, aberto.E geralmente acontece o contrario, entramos com nossos problemas e acabamos jogando em cima do outro que nada tem haver com nossos conflitos.Só nao podemos esquecer que o amor é como uma flor e, como o corpo, precisa ser alimentado sempre. O corpo mortal logo ficaria abatido e morreria se não fosse alimentado sempre. A flor viçosa murcharia e morreria sem alimento e água. Da mesma forma, não podemos esperar que o amor seja eterno se não o alimentarmos sempre com porções de amor, manifestações de carinho, admiração, gratidão e de consideração abnegada. Muitos casais deixam que o casamento fique estagnado e que o amor esfrie ficando tão sem-graça como pão amanhecido, piadas batidas, ou sopa fria. Certamente os alimentos mais vitais para o amor são a consideração, bondade, atenção, solicitude, as demonstrações de afeto, os abraços de agradecimento, a admiração, orgulho, companheirismo, confiança, fé, igualdade e interdependência.
    Beijos querida...e muito amor em seu coração!

    ResponderExcluir
  2. Se algo está pegando fogo, não vamos adicionar nada inflamável, como álccol ou gasolina, mas, a maior quantidade possível de água fria. O direito de "A" termina quando começa o direito de "B". Quando os ânimos esfriam, aparecem as soluções mais adequadas.

    Belo texto minha amiga.

    Beijos,

    Furtado.

    ResponderExcluir
  3. Amar é uma mistura de alegria e medo; de paz por um lado e ameaça de guerra pelo outro. É pensar que a felicidade tem nome e endereço. É temer não estar à altura. É sofrer tanto quanto querer.

    ResponderExcluir
  4. Felina, amiga...
    Realmente o amor e o companheirismo devem ser alimentados com todos os adjetivos descritos por você...
    Fico muito feliz com a sua presença.
    Beijus

    ResponderExcluir
  5. Rosemildo, obrigada pelos seus comentários.
    Adoro as suas visitas.Bjs

    ResponderExcluir
  6. Querido amigo Bruxo...
    Obrigada por mais esse comentário... Fico muito feliz com a sua participação.
    Beijus

    ResponderExcluir

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós”
(Antoine de Saint-Exupery).

"Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las."
(Voltaire)

"Agradecer o bem que recebemos é retribuir um pouco do bem que nos foi feito".
(Augusto Branco)...

Agradeço a visita!!
Seu comentário é muito bem vindo!
Beijos da Si Arian!

 

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.