quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Símbolos do Natal



Símbolos do Natal – Papai Noel ou São Nicolau? A verdadeira história do “bom velhinho”

Papai Noel ou São Nicolau?  

A verdadeira história do “bom velhinho”

De onde surgiu esta figura que simboliza o natal e para alguns, infelizmente, é a razão e o centro do mesmo? Papai Noel tem na sua fonte um homem de carne e osso, um bispo da Santa Igreja, um santo de altar!

Estamos falando de São Nicolau, bispo de Myra, na ilha de Gemile, hoje no largo da Turquia. Ele faleceu rodeado de fama de santidade no ano de 326.

Conta a tradição que o piedoso bispo soube de um pagão que tinha três filhas mas não tinha dinheiro para casá-las bem. Então decidiu — como aliás não era raro entre certos pagãos — vendê las ou alugá-las para a prostituição, após as festas cristãs do Natal.
Podemos imaginar quão lúgubre foi aquela noite de Natal para as pobres moças.
Porém, o bispo São Nicolau soube do acontecido.

Jeitosamente, na calada da noite, jogou pela janela três sacolinhas com dinheiro aos pés do leito de cada uma delas. No dia seguinte, elas amanheceram com o presente e a certeza de que poderiam fazer um bom casamento.

A tradição não é só verbal. Acontece que nos tempos das Cruzadas, os piratas muçulmanos devastavam as cidades cristãs junto ao mar. Myra sofreu essa cruel sorte.
Para salvar as relíquias do santo bispo, marinheiros católicos as trasladaram para Bari no sul da Itália.

E São Nicolau hoje é mais conhecido como São Nicolau de Bari e é representado com três saquinhos na mão em lembrança do famoso milagre.

Em 1993, arqueólogos intrigados foram a vasculhar a ilha de Gemile. Queriam saber qual catástrofe ecológica a tornara deserta.
Os cientistas encontraram as ruínas de um centro de peregrinações composto de quatro igrejas, um caminho processional e uma quarentena de prédios em torno do primeiro túmulo de São Nicolau.

Nos restos das paredes acharam pintada em várias formas a história de São Nicolau e as moças, além de muitos outros milagres natalinos que o santo foi praticando na Idade Média.

A caracterização


São Nicolau é originalmente caracterizado com seus trajes de bispo.
Atualmente, Papai Noel é geralmente retratado como um homem rechonchudo, alegre e de barba branca trajando um casaco vermelho com gola e punho de manga brancos, calças vermelhas de bainha branca, e cinto e botas de couro preto. Essa imagem se tornou popular nos EUA e Canadá no século XIX devido à influência do caricaturista e cartunista político Thomas Nast e de Campanhas Publicitárias da Mundialmente conhecida Coca-Cola. Essa imagem tem se mantido e reforçado por meio da música, rádio, televisão e filmes.

Divulgação





Uma das pessoas que ajudaram a dar força à lenda do Papai Noel foi Clemente Clark Moore, um professor de literatura grega de Nova Iorque, que lançou o poema Uma visita de São Nicolau, em 1822, escrito para seus seis filhos. Nesse poema, Moore divulgava a versão de que ele viajava num trenó puxado por renas. Ele também ajudou a popularizar outras características  do bom velhinho, como o fato dele entrar pela chaminé. O caso da chaminé, inclusive, é um dos mais curiosos na lenda de Papai Noel. Alguns estudiosos defendem que isso se deve ao fato de que várias pessoas tinham o costume de limpar as chaminés no Ano Novo para permitir que a boa sorte entrasse na casa durante o resto do ano.

E agora?



Narrando aos filhos bela vida de São Nicolau, os pais despertam nas almas infantis o senso maravilhoso e estimulam a prática da virtude, fraternidade e caridade. Com a vantagem de que, neste caso, a vida de São Nicolau (baseado na fé em Nosso Senhor Jesus Cristo) é muito mais bonita do que a lenda do Papai Noel (baseado em São Nicolau, mas adaptado para as necessidades do Capitalismo).

São Nicolau, rogai por nós!

Adaptação de:

http://www.diocesearacatuba.com.br/index1.asp? bm=m&ed=1&s=91&ma=177&c=0&m=0

http://gloriadaidademedia.blogspot.com/2007/12/so-nicolau-o-verdadeiro-papai-noel.html

http://doutrinacatolica.wordpress.com/

http://familia-igreja-domestica.blogspot.com.br/2010/12/festa-de-sao-nicolau-o-verdadeiro-papai.html

Vamos continuar acreditando na Essência do Natal e que ainda existe um bom velhinho dentro de nós a ler o quê aqui está escrito e nos responder ou nos fazer acreditar novamente no espírito de Natal e na Existência de São Nicolau.
O meu pedido ao Papai Noel deste ano:
Queria ver os pobres, os doentes, as pessoas estarem em Harmonia, Paz e Amor como "Um Conto de Natal". Que o universo conspire a favor!

Um comentário:

  1. Natal é o mês de confraternização Agradecimento pela vida Bênçãos ao filho de DEUS União, amor, reflexão! Que o bom velhinho traga um saco cheinho de paz, harmonia, fraternidade Que o gesto de ternura se estenda de várias mãos Que ao som dos sinos O amor exploda em toda direção! FELIZ NATAL!

    ResponderExcluir

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós”
(Antoine de Saint-Exupery).

"Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las."
(Voltaire)

"Agradecer o bem que recebemos é retribuir um pouco do bem que nos foi feito".
(Augusto Branco)...

Agradeço a visita!!
Seu comentário é muito bem vindo!
Beijos da Si Arian!

 

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.