quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Dia do Saci Pererê - 31 de Outubro



~Lenda do Saci ~

No Brasil, quem não conhece o Saci?

O Saci-Pererê é um dos personagens mais conhecidos do folclore brasileiro.

Sua lenda provavelmente originou-se das tribos Tupi Guarani no sul do Brasil. No começo era retratado como um "curumim" endiabrado de cor morena, duas pernas e um rabo típico.

Mas durante o período de colonização portuguesa, o Saci transformou-se com a influência da cultura africana.

Tornou-se um negrinho, perdeu uma perna num luta de capoeira, ganhou um cachimbo e um gorro vermelho, mas continuou sapeca e brincalhão.

Aliás, a principal característica do Saci é a travessura. Ele se diverte com os animais e pessoas e sendo muito moleque, acaba causando diversos transtornos como esconder objetos, queimar a comida, emitir ruídos e assustar bois e cavalos no pasto.


Você já viu cavalos a relinchar e galopar desabaladamente no pasto durante a noite?

Pois é... Há quem diga que é feito do Saci, para se divertir e também assustar. Ele pode até cavalgar, dando nós e fazendo tranças na crina dos cavalos.

E dizem que seu gorro tem poderem mágicos que o fazem desaparecer na forma de um corrupio de vento, sempre que entra numa enrascada e volta a aparecer quando lhe convém, assustando e surpreendendo quem quiser.

Dizem que um bando de Sacis costuma se reunir durante a noite escura, sem que ninguém os veja, para planejarem as travessuras que vão fazer no dia seguinte.

Pelo menos, está é a lenda que se contava na época da escravidão, onde as amas assustavam as crianças com as mais terríveis histórias sobre as travessuras do Saci.

Há quem acredite que o Saci nasce em brotos de bambus, onde vivem por sete anos.


Mas cuidado!

Não espreite os espaços ocos do bambu para vê-lo, porque espertinho como ele é, pode soprar uma brasa de cachimbo e cegar os mais curiosos. Depois disso, vivem mais setenta e sete anos atentando a vida das pessoas e animais, depois morrem e viram um cogumelo venenoso ou uma orelha de pau.

Mas, como o Saci vive nas matas, ele conhece todas as ervas da floresta, e sabe os efeitos da fabricação de chás e medicamentos feitos com plantas.

Só ele controla e guarda os segredos e todos estes conhecimentos. Aqueles que penetram nas florestas em busca destas ervas, devem, pedir sua autorização, caso contrário, serão vítimas de suas travessuras.


O Saci desperta sentimentos diferentes nas pessoas.

Segundo contam, como o Saci se esconde nos redemoinhos de vento, pode-se captura-lo jogando uma peneira sobre os redemoinhos. Depois de capturado, deve-se retirar o seu capuz para garantir sua obediência e então prende-lo numa garrafa.

Mas também há quem diga que quem conseguir tirar-lhe o capuz, é recompensado com a realização de um desejo. Ou que para apanha-lo deve atirar um rosário sobre o redemoinho de vento.

O fato é que a lenda do Saci é conhecida em todas as regiões do Brasil e pode até sofrer algumas modificações. Em alguns lugares, acredita-se que o Saci tenha as mãos furadas no centro, e que sua maior diversão é jogar uma brasa para o alto para que esta atravesse os furos. Noutros lugares dizem que ele faz isso com uma moeda.

Para fugir do Saci, o melhor é atravessar um riacho ou então colocar cordas com nós em seu caminho, para que ele pare para os desatar, deixando a pessoa escapar.



Em Portugal, há quem o conheça como o Fradinho da Mão Furada ou também Pesadelo.

Sabe o que ele faz?

Entra sorrateiramente à noite pelo buraco da fechadura da porta do quarto de dormir e coloca-se em cima das pessoas causando os mais terríveis pesadelos. Só quando a pessoa acorda, é que ele vai embora.

O Pesadelo é o Diabo que vem com uma carapuça e com uma mão muito pesada.
Ao dormir de barriga para cima, o pesadelo põe a mão no peito da pessoa e não a deixa gritar. Se alguém consegue retirar-lhe a carapuça, ele foge para o telhado.


~ Outros Sacis ~

É possível que já tenha ouvido falar sobre mais do que uma espécie de Saci tais como o Pererê, o Trique e o Saçurá.


E o Caipora? Há quem diga que é o Pai de Saci!



No mato, quando se ouve um “trique” é sinal que deve andar por perto um Saci trique, um menino moreninho e muito brincalhão.



O Saci saçurá é um menino negrinho de olhos vermelhos.



~ Matinta Perêra ~

Uns dizem que é o Saci-pererê na forma de uma ave cheia de mistério com um assobio confuso, para que ninguém saiba de onde vem. Outros dizem que é também o Saci-pererê na forma de uma velha vestida de preto, com parte do rosto coberto. Conta-se que prefere sair nas noites escuras, sem lua e que quando vê uma pessoa sozinha, assobia ou grita, e cujo som lembra a expressão: "Matinta Perêra".

Hoje me dia, existe até o dia do Saci.

Com o objetivo de valorizar mais o folclore nacional, diminuindo a influência do Halloween no Brasil, foi criado o Dia do Saci no dia 31 de outubro.


Vamos comemorar o Dia do Saci
contando uma lenda do floclore brasileiro!
Valorizar o folclore nacional é
preservar a cultura do nosso país!

 - By Si Arian -

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós”
(Antoine de Saint-Exupery).

"Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las."
(Voltaire)

"Agradecer o bem que recebemos é retribuir um pouco do bem que nos foi feito".
(Augusto Branco)...

Agradeço a visita!!
Seu comentário é muito bem vindo!
Beijos da Si Arian!

 

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.